Locais

Vários lugares para observar diferentes formas de interação entre sociedade e meio ambiente

 

Um Observatório baseado em sete lugares diferentes

A metodologia será implantada a partir de alguns lugares selecionados na Amazônia, Caatinga e Cerrado, onde a equipe reuniu conhecimento e dados. Os locais selecionados são nos estados do Pará, Amapá, Mato Grosso, Amazonas, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal, e incluem áreas protegidas, áreas próximo de estradas com uma história recente ou longa de colonização, territórios ao longo de rios, territórios em desenvolvimento regional planejado e um local transfronteiriço entre o Brasil e a Guiana Francesa. A abordagem analisada em vários lugares será uma oportunidade de estudar o ambiente antrópico nos biomas em diversas configurações.

Região de Santarém

Fundada em 1754 pelos portugueses, a atividade econômica tem sido baseada em produtos florestais não-madeireiros. A extração de madeira foi amplificada entre 1940 e 1970.

Nordeste do Pará

A região Nordeste do Pará, situada em torno de Belém, é uma das mais antigas fronteiras de desmatamento na Amazônia brasileira: a maior parte da floresta foi removida cerca de 100 anos atrás e apenas poucas partes da floresta primária permanecem.

A BR-163 e a região do Mato Grosso

Sinop foi fundada em 1974 por uma empresa de colonização privada no norte do estado de Mato Grosso. Desde a sua fundação, Sinop cresceu muito rápido. Hoje a cidade tem mais de 130.000 habitantes.

Região de Manaus

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã (RDS do Uatumã) é um dos principais locais de pesquisa do Projeto SINBIOSE (Sistema de Indicadores de Biodiversidade para o Uso dos Atores: biodiversidade terrestre e aquática).

Fronteira Brasil-Guiana

A região da Guiana Francesa-Brasil, Amapá permanece relativamente isolada em ambos os lados da fronteira, pouco acessível.

Leia mais…

Bioma Caatinga

A Caatinga é o bioma semiárido mais biodiverso do mundo. Ocupa cerca de 11% do território brasileiro na região Nordeste do Brasil. É o único bioma genuinamente brasileiro, onde vivem aproximadamente vinte e sete milhões de pessoas que frequentemente possuem seus modos de vida diretamente dependentes da biodiversidade do ecossistema. (MMA, 2018).

Leia mais…

Região do Distrito Federal

O Distrito Federal contém a sede do governo federal, e encravada no Planalto Central, combina modernidade do planejamento urbano de Brasília com a tradição rural do estado de Goiás.

Leia mais…